quarta-feira, 4 de maio de 2011

ALIMENTO DA SEMANA

Chocolate
No seu estado mais puro, o chocolate tem propriedades estimulantes que garantem grandes doses de energia positiva. Graças à produção de endorfinas dá-se um aumento da serotonina, neurotransmissor que favorece o bom humor. Por conter altos níveis de antioxidantes naturais exerce efeitos benéficos a nível cardiocirculatório e psicológico.

Super – poderes: o que dizem os estudos segundo os especialistas, comer cacau ( chocolate no seu estado mais puro) pode reduzir os factores de risco cardiovascular e reduzir os factores de risco cardiovascular e reduzir a pressão arterial. Num estudo publicado no Journal of the American Medical Association, em 2003, chegou-se à conclusão que o chocolate amargo possui grande concentração de cacau de onde provêm os flavonóides e polifenol, substâncias com poderes antioxidantes que reduzem o depósito de placas de gordura nas artérias, prevenindo enfartes e derrames. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate de leite ou o chocolate branco. Assim se explica que uma maior ingestão de antioxidantes reduza a taxa de radicais livres na corrente sanguínea, cuja concentração está relacionada com as doenças cardiovasculares e alguns tumores.
Mais recentemente uma conhecida marca de chocolates apresentou as conclusões de um estudo que dão como certas as vantagens do chocolate para a saúde. Assim, o objectivo é desenvolver comprimidos à base de cacau que ajudem a tratar diabetes, demência e doenças coronárias.
Que quantidades ingerir?

               Duas barras pequenas ( 10g cada) e chocolate amargo por dia. Mas não abuse: lembre-se que por apresentar altos níveis de gorduras saturadas e açucares, o chocolate deve ser ingerido com moderação.

“ 25 Super alimentos “ , Sport life Nº42, Setembro 2005, p 59 e 60

Sem comentários:

Enviar um comentário