domingo, 8 de maio de 2011

10 dicas para saber escolher saudavelmente com base nos rótulos

1.    O consumo de alimentos com elevados níveis de gorduras, sódio e açúcares (sacarose, maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido...) deve ser moderado.
2.    Evite alimentos com grandes quantidades de lípidos, optando sempre pelos produtos com baixo teor em gorduras, sobretudo as saturadas e o colesterol.
3.    Tenha atenção aos glícidos, ou seja, a escolha deve recair sempre sobre os alimentos ricos em amido e pobres em açúcares.
4.    Um valor referência para os valores energéticos de determinado produto é não mais de 300-400kcal por cada 100g, o que já representa um índice bastante elevado.
5.    Aquando da escolha de alimentos com alto teor de hidratos de carbono, certifique-se que exista entre 6 a 10 gramas de fibra e proteína por cada 100 gramas de produto.
6.    Aquando da escolha de alimentos com alto teor de hidratos de carbono, certifique-se que a incidência de gorduras é inferior a 10 gramas por cada 100 gramas de produto.
7.    Opte sempre por alimentos com gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, em detrimento das gorduras saturadas (nomeadamente a hidrogenada ou trans).
8.    Compare produtos semelhantes parecidos e escolha o produto que apresenta menor teor de açúcar e sal.
9.    Quanto mais reduzida for a lista de ingredientes de um produto, mais saudável é o alimento, uma vez que não terá aditivos, conservantes ou outros ingredientes normalmente utilizados em produtos processados.
10. Verifique sempre a data de validade.

Fonte: http://aminhadieta.com/artigos/como-interpretar-informacao-nutricional-rotulos-alimentares

Sem comentários:

Enviar um comentário