sábado, 12 de fevereiro de 2011

Beneficios da sopa...

sopa é um prato amplamente consumido devido às apreciadas características organolépticas e aos reconhecidos benefícios para a saúde.
Portugal corresponde ao maior consumidor de sopa a nível Europeu e ao terceiro a nível Mundial. Talvez por essa razão, há quem considere a gastronomia tradicional portuguesa como uma “cozinha de sopas”.
A sopa diz respeito a uma preparação culinária que resulta da ebulição em água de conjuntos variáveis de alimentos, idealmente legumes, leguminosas, hortaliças, cereais ou seus derivados ou tubérculos, aos quais se adiciona uma pequena quantidade de azeite, sem fervura.
A diversidade de alimentos que compõe a sopa leva a uma conjugação de nutrientes fundamentais para o normal funcionamento do organismo.
Habitualmente, a sopa apresenta baixo valor energético e disponibiliza elevado teor de vitaminas, minerais, oligoelementos e outras substâncias protectoras com actividade antioxidante, fibra e água.
O consumo da água de cozedura permite o aproveitamento da totalidade das vitaminas e minerais que ficam nela dissolvidas, e contribui também para a satisfação das necessidades diárias de água.
Devido à riqueza em fibras, água e pela temperatura a que geralmente é consumida, a sopa apresenta elevado efeito saciante, com consequente regulação do apetite, favorecendo a manutenção de um peso corporal saudável.
Além destes benefícios, a ingestão de sopa promove ainda o atraso do esvaziamento gástrico; produção e concentração de sais biliares e, consequentemente, de colesterol, o que pode beneficiar os indivíduos com hipercolesterolémia. Contribui também para uma absorção lenta e gradual de glicose, regulando os níveis de açúcar no sangue, e favorece o funcionamento intestinal. Além disso, é um prato de fácil digestão porque a textura dos hortícolas é suavizada graças às elevadas temperaturas atingidas durante a confecção.
De forma a beneficiar também os indivíduos hipertensos, durante a preparação de sopa pode evitar-se o recurso ao sal, adicionando ervas aromáticas, como coentros, salsa, hortelã, que contribuem para intensificar o sabor do preparado e mascarar a ausência de sal.
Devido à sua consistência, a sopa pode ser um veículo vital de nutrientes para indivíduos com limitações de mastigação e deglutição, porque é possível adicionar ao preparado base, alimentos de diferentes consistências e perfis nutricionais, particularmente aqueles que pertencem aos seguintes grupos da Nova Roda dos Alimentos cereais e derivados e tubérculos, hortícolas, carnes, pescado ou ovos, leguminosas e gorduras.
O conjunto de todos os benefícios enumerados fundamentam a celebre citação do Dr. Emílio Peres
“Sopa – Comer dos saudáveis”.

Sem comentários:

Enviar um comentário